Roupa para Apresentação de TCC

Mais uma semana. E, como eu já disse, essa promete! Na minha universidade é semana de apresentação de TCC da turma de Direito e nós simplesmente piramos. As meninas me fazem a mesma pergunta umas 500 vezes por dia: como elas devem se vestir no tão temível dia.

Em primeiro lugar, quero crer que vocês estão absolutamente seguras quanto ao conteúdo. Não basta estar bem apresentada fisicamente e não saber o suficiente.

Segundo, não existe nada melhor em um dia tão exaustivo do que parar para pensar em nós, cuidar dos nossos cabelos, escolher uma maquiagem, olhar no espelho e nos achar lindos(as) etc. Ou seja, aproveitem esse momento.

Terceiro, este é um evento intelectual, num ambiente familiar porque muitos pais estarão reunidos para apreciar o bom desenvolvimento (ou não) de seus filhos.

Diante de tudo isso, eu me inspirei em looks de duas princesas: Diana e Letizia. Acho que me vestir como princesa, me lembra um pouco dos ensinamentos que recebia do meu pai quando pequena (ele sempre me mostrava as princesas e dizia que eu tinha que aprender a ser como elas). Pois bem, deixando as memórias de lado, vambóra.

PERGUNTAS

1. Pode usar vestido? Claro, é muito charmoso. Apenas quem possui corpo maior “gostoso” deve evitá-lo caso não queira parecer vulgar e causar a impressão errada neste dia.

2. Pode usar casaco com vestido? Sim, principalmente porque em 90% dos casos o auditório estará congelando graças ao ar-condicionado, mas tentem fazer uma formosa combinação.

3. Pode usar saia? Sim, no máximo 4 dedos acima dos joelhos.

4. Pode usar decote? Sinceramente… não é a data mais apropriada para mostrar determinadas partes do corpo. Também não estou dizendo que se deva vestir como uma freira e tampar tudo, mas deve-se regular o decote até um ponto que mostre apenas o colo e não os seios. Além do mais, esconder dos pés a cabeça é querer mudar de sexo, portanto, tentem mostrar feminilidade.

5. Pode usar acessório no pescoço? Sim, lenço esbanja elegância e, quanto ao cachecol, prefiram os de linha ou os lenços de caxemira, pois os de lã grossa podem trazer um certo peso.

6. Pode usar roupa clara? Óbvio, fica muito charmoso e suave, traz delicadeza para o traje social/sério.

7. Pode não usar salto? Sim, hoje temos diversos modelos de sapatilhas que são mega femininas. Abusem delas também.

8. Pode usar sandália aberta? Sim, mas é arriscar demais caso você seja leiga, dêem preferência ao scarpin ou mocassim porque trazem mais seriedade ao look.

9. Pode usar bota? Não. Por favor pessoas, aí também já é querer demais. Caso queiram participar de festa juninha (já que estamos na época né) ou de algum rodeio logo após a apresentação, deixem as botas no carro e calcem-as apenas quando terminarem o trabalho. hehe

10. Pode usar preto? Pode. Caso você vista um vestido que deixe as pernas à mostra e parte dos braços também, aí você pode usar um sapato que também seja preto. Mas se for um terno que te cubra por inteiro de preto, tentem mixá-lo com outras tonalidades claras, como branco, bege, rosa clarinho, azul claro, verde bebê, amarelinho.

11. Pode misturar texturas? Deve.

12. Pode ir toda de branco? Sim, só cuidem para não ficar muito homogêneo, por exemplo, se usarem um vestido de cetim (brilhante) podem calçar um sapato também branco mas de crocodilo, com textura, para quebrar um pouco.

13. Pode o homem não usar terno? Claro, o blazer usado com calça jeans, camisa e sapato fica lindo, social e jovem.

14. Pode não usar gravata? Conforme já dito acima… sim.

15. Pode usar tênis? Acho que não é a melhor opção, se possuirem trauma de sapato, tentem pelo menos um sapatênis.

16. Pode o homem vestir calça e blazer de cores distintas? Sim, fica muito elegante e mais descontraído.

17. Pode usar brinco de argola? Não meninas, só se for uma argola muito pequenina (daquelas “coladas” nas orelhas) que mal percebe-se ser uma argola, e de preferência com pedras.

18. Pode usar jóia grande? Acessórios grandes não trazem seriedade e não são tão delicados quanto os pequeninos. E também não é hora de querer mostrar que se tem dinheiro. A não ser que pretendam comprar as pessoas que comporão a banca.

19. Pode se vestir no seu próprio estilo? Deve, mas lembrem-se que todos os estilos podem tornar-se social. Vistam-se de maniera adequada e utilizem um único detalhe capaz de revelar um pouco da sua personalidade.

20. Pode usar maquiagem? Claro que sim, base e corretivo são obrigatórios. Cuidado para não exagerar nas cores, para isso existem as festas e baladas. Neste dia, trazer os pontos fortes de seu rosto e esconder os pontos fracos é suficiente.

21. Pode usar batom vermelho? Depende. Se o seu look for monocromático, pode mas o resto da maquiagem tem que estar quase nula. Caso suas roupas já possuam alguma cor, deixem o batom vermelho para outro evento. E lembrem-se, vocês ficarão dezenas de minutos falando em público, então escolham um batom de qualidade que faça você ficar absolutamente tranquila e segura quanto a ele.

22. Pode prender o cabelo? Pode. Um cabo de cavalo é lindo, prático e, digamos assim, executivo. Já o coque pode parecer muito fashion dependendo da roupa, então cuidado, usem-o somente se estiverem com um look bem “careta” que ele será capaz de trazer um diferencial.

23. Pode usar cabelo solto? Se ele estiver em ordem, ou seja, comportado, pode sim. Fazer uma escova é um bom investimento neste dia.

Agora umas fotos de looks das princesas Diana e Letizia que eu achei incríveis, para inspirar vocês.

Espero que tenha ajudado.

9 Respostas to “Roupa para Apresentação de TCC”

  1. Camila Says:

    Ai Ro, ainda bem q pensei na roupa no fds…pq essa semana estou uma pilhaaa de nervos!!
    Estou a base de dorflex…
    Como ja disse, vou de terninho preto. Penso que vou me sentir mais segura e a vontade do que de vestido. Mas pode ser que eu mude de ideia na hora…estou muito inconstante!! Rs!
    Mas vai dar tudo certo!!
    Saudadess…

  2. Érica Says:

    Roberta, você me deixou ainda mais confusa, se é que isso é possível, e o meu cabelo ??????????

  3. Cristina Zucateli Says:

    Oi,

    eu achei as dicas muito legais. Quando eu pensei em pesquisar foi isso que eu esperava encontrar!
    Porém eu tenho uma pergunta: Pode usar macacão todo preto? Se puder, o sapato se deveria ser como?

    Aguardo retorno,

    Cristina

  4. Camila Says:

    Olá,

    Eu adorei o blog vc esta de parabéns!

    Tenho 16 anos curso o Ensino Médio e Curso tecnico em Meio Ambiente, este é o segundo ano do curso e tenho que apresentar o meu Pré Projeto no dia 8 de dezembro, com isso tenho duvidas, em que vestir, pois tenho medo de parecer muito infantil ou muito senhora.
    Adorei as dicas, mais tem como vc me ajudar a achar o loock ideal?

    beijos agradeço desde já!

  5. nelsa Says:

    gostei do vestido castanho com a camisolinha

  6. patricia lima leite Says:

    muito bom

  7. Jaqueline Oliveira de Sousa Says:

    Nooossa.. muuito obrigaada, axeei minhas respostas na hora certa!
    dia 03/12/2012 tenho apresentação do meu tcc e estava morrendo de medo de qual roupa e penteado usaria…
    Muuuitoo Obrigaadaa mesmoo..
    tomara que Você ejude mais pessoas
    Muito agradecida… Beeijaoo

  8. regina de andrade Says:

    regina de andrade disse:
    Estou………agradecida, já sei qual roupa vou usar amanhã 12/12/2012 vou arrasar tanto na apresentação quanto no visuall obrigada mesmoooooooooooooooooooooooo
    tomara a Deus que tudo corra bem.

  9. VANDA LOPES Says:

    Obrigada vai me ajudar muito na minha apresentação.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 28 outros seguidores

