Dior

Christian Dior (Granville, 21.01.1905 – 24.10.1957, Toscana de Montecatini), sua família possuía uma agradável situação econômica e, por influência de seu pai, estudou ciências políticas. Todavia, com o término de seu curso, viajou pela Europa e abriu uma galeria de artes com o amigo Jacques Bonjean em 1927. Em 1931 sua família passou por dificuldade financeira e em 1934, Dior foi vítima de uma grave doença, porém, no ano seguinte se recuperou e começou a desenhar croquis que eram semanalmente publicados no jornal parisiense: “Figaro Illustre” na seção de alta-costura. Uma grande conquista foi ter conseguido vender desenhos de chapéus, após, começou a desenhar para maisons de Paris e tornou-se assistente do estilista suíço Robert Piguet em 1938. Foi soldado do corpo de engenheiros quando explodiu a guerra na Europa. Em 1941 trabalhou com Lucien Lelong e conheceu Pierre Balmain. Em 1946, com o auxílio de Marcel Boussac, fundou sua própria Maison.

Fotos de Christian Dior:

  

Em 12 de fevereiro de 1947 realizou sua primeira coleção com o nome original de “Ligne Corolle” (Linha Corola), contudo, quando Carmel Snow, redatora da revista Harper’s Bazaar americana, assistiu ao desfile disse: “This is a new look”, por isso a coleção ficou conhecida por “New Look”. Após a segunda guerra mundial, transformou a maneira de se vestir trazendo luxo e feminilidade extrema. Ao contrário da moda a la Chanel, que presava por conforto e simplicidade (até então uma necessidade nos tempos de guerra), Christian Dior trouxe saias mais amplas, cinturas bem marcadas, acessórios delicados, tudo em prol da silhueta feminina natural, veio carregado de extravagância e exageros, vestidos feitos com 40 metros de tecidos o que contribuiu para encerrar o pensamento de racionamento pós-guerra.

 O “Tailleur Bar” (foto) foi o símbolo do New Look de Dior, com o casaquinho acinturado de seda bege, saia plissada preta quase até a altura dos tornozelos, luvas, sapatos de salto e chapéu.

 Tailleur Bar:

O perfume “Miss Dior” lançado em 1947 atualmente é considerado um clássico.

Atrizes como Brigitte Bardot, Marlene Dietrich, a cantora Edith Piaf, a princesa Grace de Mônaco, foram umas das celebs que vestiram CD.

Após a morte de Christian Dior, passaram pela direção criativa da Maison: Yves Saint-Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferre e, a partir de 1997, John Galliano, atual designer da grife:

Desde 1984 a marca é controlada pelo grupo LVMH (Môet-Henessy Louis Vuitton) que foi a primeira empresa mundial no comércio de luxo, do engenheiro Bernardo Arnault, francês. Na América Latina existe apenas uma loja da grife em São Paulo, inaugurada em 1999.

Em 1997, em uma edição comemorativa limitada da boneca Barbie, ela foi vestida com o famoso “Tailleur Bar”:

 

Frases de Christian Dior:

“Nós saímos de uma época de guerra, de uniformes, de mulheres-soldados, de ombros quadrados e estruturas de boxeador. Eu desenho femmes-fleurs, de ombros doces, bustos suaves, cinturas marcadas e saias que explodem em volumes e camadas. Quero construir meus vestidos, moldá-los sobre as curvas do corpo. A própria mulher definirá o contorno e o estilo.”

“A moda é uma manifestação de fé. Neste mundo que se empenha em destruir um por um todos os seus segredos, que se alimenta de falsas confidências e de revelações forjadas, ela é a própria encarnação do mistério, e a melhor prova de seu sortilégio é que nunca se falou tanto dela como agora.”

“A alegria é o segredo da beleza. Sem entusiasmo não há beleza que seja atraente.”

Lojas da Dior:

(Bahnhofstrasse – Zurique – Suíça)

(Beijing – China)

(Ginza – Japão)

(Las Vegas – EUA)

(Tokyo – Japão)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: