Balenciaga

Cristóbal Balenciaga Esagari, também chamado de “Belo Balenciaga”, nasceu no dia 21 de janeiro de 1895 em Guetaria – Espanha. Veio de uma família pobre, onde seu pai era pescador e a mãe, costureira.

 

Aos 12 anos, desenhou seu primeiro vestido para a marquesa de Casa Torrès, seu grande incentivo na carreira como estilista. Aprendeu alfaiataria freqüentando o ateliê de um afaiate madrileno, essa experiência permitiu a Balenciaga não somente desenhar suas coleções, mas também cortá-las e costurá-las.

Abriu sua primeira casa de costura em San Sebastian (1915) e, pouco tempo depois, transferiu-se para Madri. Mudar para Paris em 1936 e apresentou sua primeira coleção em agosto de 1937 e lá fundou sua Maison na avenida George 5º nº10.

As criações de Balenciaga atraíram as damas da sociedade e atrizes famosas dez anos antes do famoso “New Look” de Christian Dior. Balenciaga possuía uma perfeição em suas criações que possibilitava comprar seu trabalho à arquitetura, por isso fora chamado de arquiteto da costura.

Em 1939, lançou o corte de manga com a aplicação de um recorte quadrado e uma linha de ombros caídos, com cintura estreita e quadris arredondados. Em 1940, apresentou o seu primeiro vestidinho preto, com busto ajustado e quadris drapeados marcados, além da impermeabilidade em tecidos sintéticos. Em 1942, as jaquetas largas e as saias evasês compunham a chamada linha tonneau. Em 1946 surgiram o primeiro paletó-saco e os redingotes com mangas-quimono. Em 1947/48, suas coleções foram inspiradas na Espanha, com elegantes vestidos e boleros de toureador para a noite. Em 1948 foi lançado seu primeiro perfume, Fruites des Heures, em 1949, fez mantôs muito largos e, em 1950, vaporosos e retos, além do vestido-balão.

O auge de sua fama foi vivenciado iniciando em 1951, quando modificou a silhueta feminina ao eliminar a cintura e aumentar os ombros, num talhe muito acentuado. Em 1955, criou o vestido-túnica e, em 1956, subiu as barras dos vestidos e casacos na frente, deixando-as mais compridas atrás, além do primeiro vestido-saco e em 1957, apresentou o vestido-camisa. A linha Império foi criada em 1959 e veio com a cintura alta para os vestidos e os mantôs em forma de quimonos. Na década de 60, Balenciaga criou casacos soltos, amplos, com mangas-morcego e, em 1965, apresentou os primeiros impermeáveis transparentes em material plástico.

Lançou sua última coleção na primavera de 1968, quando se aposentou e fechou a Maison, mostrando jaquetas largas, saias mais curtas, vestidos-tubo e cores.

O purista e classicista Balenciaga era um homem discreto, exigente e de uma elegância refinada. Seu estilo ainda é lembrado pelos grandes botões e pela grande gola afastada do pescoço. Era um dos poucos estilistas que sabia cortar e costurar com perfeição.

Chanel uma vez disse que “Só Balenciaga é um verdadeiro costureiro. Só ele é capaz de cortar bem um tecido, de montá-lo e costurá-lo à mão.”

Faleceu aos 77 anos, no dia 24 de março de 1972, em Javea (costa espanhola do Mediterrâneo). O francês Nicolas Ghesquière cuida da criação da marca desde 1997, e foi comprada pela poderosa Gucci em julho de 2001.

Frase de Balenciaga:

“Não acrescente detalhes inúteis a um vestido. Não coloque uma flor simplesmente porque você tem vontade de fazê-lo, mas para indicar o centro da cintura, o ponto final de um desenho.” 

Lojas de Orange County – Califórnia

Anúncios

2 Respostas to “Balenciaga”

  1. Camila Says:

    Interessante…!

  2. Camila Says:

    Rooo…estou apaixonada pela minha unha…! Pintei com o lapis lazuli, ele é matte, esta lindoooooo!!
    Vou comprar todos da coleção agora…rs!!
    Falei com a érica, vou fundar o EA, esmaltes anonimas….isso vicia!! Tenho uns 5 esmaltes aqui q nem usei ainda e qro comprar mais!! rs!!
    Bjoooo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: