Crianças de Maquiagem

Lá vou eu colocar tema polêmico para receber milhares de e-mails de estilonautas me xingando…

Esse domingo o Fantástico (programa da Rede Globo de Televisão), em um de seus quadros, mostrou adolescentes que usam maquiagem até mesmo para irem à escola. Tema este que virou polêmica e já recebi vários e-mails perguntando qual a minha opinião acerca do assunto.

Primeiramente, a maquiagem não é feita única e exclusivamente para determinadas pessoas (apesar de ter um público alvo que compra em maior quantiada), portanto, se as maquiagens são usadas até mesmo por homens, por que não por meninas?

Secundariamente, acho meio machista esse pensamento de que meninas não são feitas para usar coisa de adulto. Vem cá… onde está escrito que maquiagem é coisa de adulto?

Até onde eu saiba, carro é coisa de adulto. E por que nossa sociedade não cisma com os meninos que brincam com carrinho?

Será que os carrinhos influenciam os garotos a dirigirem? E por que então as mulheres, em sua grande maioria, também pegam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao completar 18 anos?

Será que o incentivo para alguns adolescentes pegar o carro dos pais escondido eram os carrinhos que eles brincavam enquanto crianças?

Eu acredito, veementemente, que a resposta à todas essas perguntas é não.

Ademais, é sabido por todos que espinhas, cravos e acnes são comuns à essa faixa etária. A maquiagem pode colaborar para esse infortúnio, porém, se a pessoa higienizar corretamente o rosto antes de passar a maquiagem e retirá-la por completo antes de dormir, a maquiagem não influenciará como dizem.

Eu mesma desde pequena era apaixonada por maquiagem, abria a bolsa das minhas tias e esfregava os batons Elena Rubinstein na boca (com certeza cometer um homicídio passou na cabeça de todas elas). Como eu ainda não possuía discernimento, eu mais parecia uma palhacinha, hoje vejo as fotos e não acredito que meus pais me deixavam sair naquele estado pelas ruas, mas naquela época eu me sentia linda, eu acreditava que estava abafando, eu estava exatamente como eu desejava estar, independentemente de todos me alertarem sobre o excesso ridículo que eu cometera.

Esse é um ponto forte das crianças, não se importar com o que dizem, é uma virtude que todos os adultos deveriam cultivar, teríamos menos medo de arriscar e mais chances de conquistar.

As meninas sempre sonham em ser alguém que elas admiram, a maior parte das garotas sonham em ser professoras (na minha época eu era a única retardada que sonhava em ser cientista e astronauta, mas tudo bem, voltando ao assunto) elas idealizam uma mulher adulta. É mais do que óbvio que elas queiram usar maquiagem também. E isso é ótimo para que elas treinem, desde pequenas.

As vezes, uma dessas garotas pode se tornar uma grande maquiadora profissional. Teria alguém a coragem de retirar as palletas dela?

Outro ponto importante, que atire a primeira pedra a mulher que nunca se apaixonou enquanto criança. É natural querermos impressionar o “amor da nossa vida”, por mais que os homens (e garotos) sejam bem claros ao dizer que preferem mulheres sem maquiagem, é intuitivo querer se arrumar e parecer mais bonita.

Agora, me dizer que incentivar as meninas a se maquiar é incentivar a prostituição, com todo o respeito à opiniões contrárias, discordo totalmente. É certo que o problema do nosso país é outro. Prostituição nasce de má formação familiar ou de personalidade mesmo, não é uma maquiagem que irá deliminar a diretriz a ser seguida por uma garotinha.

Várias pessoas defendem a tese de que crianças são feitas para brincar. Concordo plenamente! Deixemos que brinquem… que brinquem de dona de casa, que brinquem de simular profissões, que brinquem de maquiagem, que brinquem do que sentirem vontade.

As pessoas mais íntimas costumam brincar que, se eu tiver uma filha, ela será a mais perua possível e, se for homem, será gay (brincadeira da oposição, claro).

O mundo necessita de mulheres que saibam se maquiar e eu sou totalmente a favor de criança recebendo toda a educação e respeito possíveis e, se acrescentassem a matéria maquiagem na grade escolar, me candidataria como primeira professora!

6 Respostas to “Crianças de Maquiagem”

  1. Camila Says:

    Nossa… soltou o verbo, heim Ro!! gostei!!
    Na minha humilde opinião…penso que crianças podem usar maquiagem sim, mas não todos os dias…! Além de fazer mal a pele, a maquiagem faz com que percam o ar de criança. E quando estiverem mais velhas, vão querer muitoo voltar a ter o ar de criança! Rs!
    Tudo tem seu tempo…!!
    Beijoo!!

    • estiloproprio Says:

      Solltei mesmo n? As vezes comentrios alheios de leigos tolos me irritam extremamente.

      Acho que se as crianas quiserem usar maquiagem todos os dias, podem sim, no vejo problema. Acho uma gracinha crianas toda enfeitadinhas, percebendo e reparando os mnimos detalhes. Quando somos crianas, no queremos as coisas de crianas. E depois, por mais que envelheamos, no vamos sentir falta de ter sido crianas, mas de termos tido tudo aquilo que um dia desejamos ter. Por isso, alcho que as crianas devem viver plenamente.

      Depois conte-me como foi o bolo do Proordem.

      Beijus

  2. adriana Says:

    Muito bom o texto Ro, e sua opinião. Entretanto fico pensativa quanto ao que pode ser prejudicial para a pele das crianças… de repente sendo maquiagem específica para elas, talvez nao agredisse tanto. A nossa pele já é agredida, que dirá a delas… Vi uma reportagem de uma adolescente americana que usava maquiagem sempre, até começar a estudar sobre a quantidade de coisas que existem nessas maquiagens. De coisas leves até mesmo metais pesados, que penetram lentamente no organismo. Então ela em conjunto com algum laboratório criou uma linha verde, que não contém esses materiais pesados. Achei muito bacana.

    Bem, ótimo texto Ro, e tenho certeza que você daria uma ótima professora de maquiagem…. to precisando de umas diquinhas.. hehehe…

    Bjus

  3. Roger Says:

    Detalhe: emancipado não pode ter carteira de motorista, apesar de ser capaz para a vida civil, não é para a penal ainda.

    bjo

  4. Adriana Says:

    Oi Roberta!! Olha, adorei sua defesa do make! A Marina, minha filha, com nem 3 anos, adora e pede todos os batons de mãe, avós e tias que vê pela frente. E é claro que para ela é uma brincadeira! Todo dia não é legal mesmo, mas toda criança adora se fantasiar, se sujar, se pintar (de palhaço, tinta, indio…). E não vejo maldade nenhuma nisso! Bjo!

  5. sara Says:

    tenho 10 anos quero ir a uma festa bem bonita me ajudem a se maquiar tereito por favo quem me ajuda muito obrigada

Deixe uma resposta

