Simbologia das Cores

Reveillon chegando e eu quero dividir com vocês um pouco do significado de cada uma das cores.

Pois bem, essa doidera começou porque eu encuquei que eu passaria o Reveillon deste ano vestida de preto. Afinal, em filmes americanos eu sempre observei que as mulheres usavam preto no Reveillon. Comecei a achar que essa história de se vestir de branco era mais uma superstição de brasileiros.

Obs.: Esse estudo eu fiz com base em matérias de diversos autores para não me prender a uma opinião isolada e passar conteúdo duvidoso para os meus queridos leitores.

Bom, certo é a influência psicológica que as cores exercem sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, enquanto outras se apresentam tranqüilas. Dessa forma, temos que aprender a usar as cores como estímulos que exteriorizem nosso estado interior para aqueles que nos cercam. A cor, que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também funcionalidades práticas.

Vambóra:

PRETO está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade. O PRETO transmite introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. Absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas. Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas. O uso em excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Por isso, jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido.

BRANCO associa-se à ideia de paz, de calma, de puro. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa  inocência e pureza. O BRANCO traz, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações; equilibra a aura; facilita o contato com os guias espirituais e com os ancestrais; gerencia o equilíbrio interior, proteção, instinto, memória, partos, cuidado de animais domésticos e de crianças, sonhos. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, substituto para qualquer cor.

O CINZA ou o PRATEADO, dá equilíbrio e estabilidade, por ser o equilíbrio do preto e do branco. É usado para cancelar ou neutralizar encantamentos que não servem mais aos nossos propósitos. O CINZENTO pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade. O PRATEADO ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.

BEGE é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.

O VERMELHO é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquista, liderança e senso de auto-estima. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta; Simboliza: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro. O vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder. O VERMELHO ESCURO significa elegância, requinte e liderança.

O VERDE é a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação; fertilidade. Facilita a comunicação com as plantas e os devas da natureza. Simboliza: vida nova, energia, fertilidade, crescimento e saúde. Usada em excesso, determina orgulho, superioridade e arrogância. O VERDE significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma. O VERDE-ESCURO está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor  que simboliza tudo o que é viril. O VERDE-CLARO significa contentamento e proteção.

A cor AMARELA ou DOURADA, desperta novas esperanças no caso de resignação de doentes que desistiram da cura. Dá vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Produz desinibição, brilho, espirituosidade e espiritualidade. Diminui a ansiedade e as preocupações; fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite. Atrai dinheiro e poder. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas, ajuda a reter conhecimentos e desenvolver a sabedoria. Usada em excesso, torna a pessoa irresponsável e volúvel. O AMARELO simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza, transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, ativa que transmite otimismo. Está associada ao verão. O DOURADO ou cor ouro, simboliza: vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza, está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

O LARANJA é a mistura do vermelho com o amarelo, portanto traz as qualidades dessas duas cores. Traz sucesso, agilidade mental, atrai boa sorte e prosperidade; desencoraja a preguiça. Simboliza: encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade. O Laranja é uma cor quente. É pois uma cor ativa que, significa movimento e espontaneidade.

A cor AZUL ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. Promove o entendimento entre as pessoas. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza: devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade. O AZUL é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias. O AZUL ESCURO, é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia. O AZUL CLARO significa tranquilidade, compreensão e frescura.

O MARROM representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Atrai dinheiro ganho por meio do trabalho. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento. Absorve a negatividade, mas a retém, devendo ser sempre limpo, de alguma forma. O CASTANHO é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

O VIOLETA é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor violeta é considerada excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. Deve ser usada para combater a insônia. Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando usada em excesso acaba provocando manias e fanatismo. O ROXO transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito. O LILÁS, significa espiritualidade e intuição.

O ROSA é o vermelho, temperado com as qualidades do branco. É romance, amor espiritual. Eleva as vibrações e o contato espiritual, afasta energias negativas e promove fraternidade. O ROSA significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo. O ROSA CLARO está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão. O SALMÃO está associado à felicidade e à harmonia.

Percebe-se que muitas cores possuem seu poder positivo e negativo, daí resta justificada a frase que eu sempre digo: “Primeiramente, devemos estar seguros quanto ao que vestimos”. Se assim estivermos, creio que apenas as coisas boas surtirão efeitos em nossas vidas. Resta a nós, seres humanos, regermos aquilo que queremos para nós mesmos.

Resta-me desejar uma ótima escolha, seja na cor da roupa, na cor do esmalte, dos sapatos ou da lingerie que vocês usarão neste Reveillon.

Good luck

2 Respostas to “Simbologia das Cores”

  1. Cynthia Says:

    Oie!!! Descobri o seu blog ontem, quando estava procurando uma foto com o vestido de Jéssica na net. Estou curtindo muito. está de parabéns.

  2. Réveillon 2010-2011 « Estilo Próprio's Blog Says:

    […] frente única, no tom de amarelo gema de ovo (para quem ainda não leu o significado das cores clica aqui) que eu fiz há uns 3 anos atrás. O tecido escolhi cetim, porém, virado do avesso porque não […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: