Profissões de moda

Olha o que eu separei para vocês hoje. Aliás, pleno século XXI e muita gente ainda é zerada no quesito profissões de moda e acreditam que faculdade de moda é estudar para ser modelo (???), tudo bem, a gente releva mas, não custa nada tentar.

Não tem como negar que a indústria da moda é atraente por conta de todo seu glamour. É até compreensível que pessoas mais velhas, em um primeiro momento, pensem que profissão de moda é ser modelo, mas existe um universo por trás disso, como o estilista, o maquiador, o produtor de um catálogo ou de uma publicidade, o executor de uma campanha, os costureiros, o criador, o personal stylist, o consultor etc. Uma lista densa que, ao ser mixada, forma o imenso império de uma das maiores indústrias que move a economia mundial.

Assessor(a) de imprensa: profissional com ampla rede de relacionamentos, responsável pelas informações que chegam à imprensa sobre uma empresa ou profissionais de moda.

Beauty artist: cabeleireiro(a) e/ou maquiador(a), responsável, juntamente com o estilista, produtor de moda ou stylist, pelo cabelo e maquiagem de um desfile, editorial, programa de TV, ações publicitárias etc.

Booker: é aquele que administra a carreira dos modelos, analisando potenciais clientes, negociando cachês etc.

Comprador(a) de varejo: sempre por dentro das tendências da estação, é quem escolhe as peças que estarão à disposição do consumidor em uma rede de lojas.

Consultor(a) de moda: profissional que detém muitas informações e conhecimento de mercado e contribui com as áreas de marketing, planejamento, criação e treinamento das empresas de moda.

Consultor(a) de imagem: também conhecido como personal stylist, é quem estudo e analisa todos os aspectos da imagem pessoal de uma pessoa, muitas vezes, pessoas públicas, com o objetivo de ajudá-la a descobrir o próprio estilo e a valorizá-lo da melhor maneira possível.

Editor(a) de moda: sempre presente em eventos de moda, é quem levanta e escreve pautas que sejam interessantes ao público, trabalha junto ao diretor de arte definindo o conceito de materiais gráficos, edita fotos e imagens etc.

Engenheiro(a) têxtil: profissional que atua no desenvolvimento de tecidos, desde a fiaçao até o processo de acabamento, incluindo a etapa de realização dos testes de controle de qualidade.

Estilista: sempre antenado com a moda que acontece na rua e munido de muita informação, é basicamente quem se dedica à criação das roupas e acessórios que representam o tema de uma coleção. Também escolhe os tecidos, aviamentos e outros materiais que completam o conceito a ser atingido.

Figurinista: é o profissional que ajuda a definir um visual e constrói, com peças criadas por ele mesmo ou adquiridas, um guarda-roupa para determinado personagem de uma novela, ópera, balé etc.

Fotógrafo de moda: profissional de muito conhecimento técnico, sensibilidade e gosto estético, que retrata através de imagens o conceito criado para um editorial, reportagem etc.

Gerente de marketing: responsável pelo bom gerenciamento da imagem de uma marca, ajuda a definir estratégias de venda e comunicação que atinjam o público desejado, para maior faturamento da empresa.

Jornalista de moda: dedica-se a estudar e escrever sobre o tema, podendo abranger todo e qualquer assunto relacionado à área.

Modelista: transcreve para o papel as criações dos estilistas e figurinistas, desenvolvendo moldes e peças-piloto que darão origem à linha de produção.

Modelo: profissionais com ritmo de trabalho bastante intenso que exibem as criações de estilistas e grandes marcas em desfiles, editoriais, vídeos etc.

Produtor(a) de moda: profissional com ampla rede de relacionamentos com marcas de moda, que capta e organiza as roupas e acessórios utilizados em um editorial, programa de TV etc. Também ajuda a selecionar modelos e montar os visuais com as peças obtidas.

Produtor(a) de desfile: ajuda a desenvolver uma ideia para a apresentação de uma coleção e coordena todos os aspectos envolvidos em um desfile: a música, a iluminação, o tempo de duração etc.

Stylist: é quem ajuda a transmitir o conceito de uma coleção ou editorial de moda compondo os looks e buscando destacar elementos que diferenciem as ideias dos estilistas. Dedica-se bastante ao estudo da moda e à observação e pesquisa de tendências.

Vitrinista: transmite a imagem ou o conceito de uma marca, criando um ambiente cenográfico com o qual os clientes se identifiquem.

Um pouco mais esclarecidos… tenham uma ótima quarta-feira.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Profissões de moda”

  1. Fátima Says:

    Muito legal esse post Rô, eu to fazendo curso de fotografia pra trabalhar com moda…será influencia sua??? Bjs e Sucesso!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: