Vestido de noiva de Wallis Simpson

“A socialite americana Wallis Simpson se casou, em 1937, vestida com um simples vestido longo e um casaquinho de mangas compridas; tudo em azul Walllis, uma cor desenvolvida especialmente para combinar com os olhos dela. Criado por Mainbocher (Main Rousseau Bocher, 1891 – 1976), estilista estadunidense residente em Paris, esse discreto vestido se tornaria um dos mais copiados de todos os tempos.

O casamento foi o auge do escândalo do século. O amor obstinado do duque de Windsor pela mulher divorciada o forçara a abdicar do trono britânico no ano anterior, provocando uma crise constitucional que abalou as estruturas do establishment britânico. No entanto, uma plateia de estadunidenses menos preocupados com o protocolo e com a tradição da coroa britânica via apenas uma mulher americana determinada que havia encontrado o amor verdadeiro apesar de todas as adversidades e críticas.

Esse modesto vestido de noiva foi então submetido a um escrutínio público sem precedentes. Poucos dias depois da cerimônia, cópias do vestido estavam disponíveis para venda em Nova Iorque, e em mais algumas semanas uma versão mais econômica do Wally estava sendo vendida em lojas de departamento de todo o país. A simplicidade austera típica do estilo de Simpson, combinada com a fama que o escândalo trouxe, fez do vestido um sucesso, que deu uma ideia do caminho que a moda iria percorrer na década seguinte”.

Texto retirado do livro Cinquenta vestidos que mudaram o mundo da coleção Design Museum, Editora Autêntica:
Item de colecionador… leitura deliciosa como um pedaço de bolo de chocolate.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: