Chanel 2.55

Aproveitando a empolgação do post de ontem, hoje explico detalhadamente o porquê dessa bolsa causar tanto desejo.

O nome numérico faz referência ao mês e ao ano em que foi criada, qual seja, fevereiro de 1955. Gabrielle Coco Chanel a criou para que as mulheres, à época em que adquiriam maior independência e espaço no mercado de trabalho, necessitavam de suas mãos livres. Por isso, foi criada a primeira bolsa à tira colo (com alças para pendurar).

Para que o objeto desejo fique pronto é necessário, no mínimo, 180 etapas para que fique completamente acabada, participam da produção cerca de 6 a 15 artesão para cada bolsa que pode levar até 18 horas. Apenas o trabalho com o couro, do corte à mão ao acabamento, já consome 80% do tempo de criação do item. Como teste final, a fim de garantir a resistência do couro, as preciosíssimas são submetidas à temperatura de 60ºC e a 95% de umidade relativa do ar, durante 72 horas.

Coco Chanel inspirou-se nas pastas estilo carteiro utilizadas pelos mensageiros na II Guerra Mundial, já a costura no estilo matelassê foi reproduzida a partir dos casacos dos jóqueis, bem como das almofadas de camurça marrom que decoravam o apartamento de Gabrielle que ficava na Rue Cambon em Paris, há ainda quem diga que seria uma referência aos vitrais da Abadia em Aubazine, onde ela cresceu.

Coco cresceu em um orfanato onde as chaves das portas ficavam presas em correntes duplas na cintura das freiras, de onde surgiram as alças da bolsa. O compartimento com zíper no interior da tampa frontal é o local no qual Coco escondia suas cartas de amor. A cor vermelha acastanhada do forro representa a cor do uniforme que Coco usava na escola no sul da França e o preto e branco vieram dos hábitos das freiras que dela cuidaram na infância. O bolso fora e atrás da bolsa seria onde Coco guardava um dinheiro extra.

Cerca de 30 (trinta) novos modelos distintos são criados anualmente, considerando que 50% da produção anual é de peças na cor preta, sendo que a cada coleção, testa-se uma nova tonalidade de bege (cor preferida da Chanel). São 6 (seis) criações por ano com 250 protótipos, desses, apenas 30 são aprovados por Karl Lagerfeld, atual diretor criativo da maison.

O fecho da 2.55 é o original retangular, pois o fecho com os “CC’ entrelaçados foi criado posteriormente na década de 80 por Lagerfeld.

Os tamanhos são medidos em polegadas e os preços a seguir mostrados referem-se ao coletado em 2007 e em dólares. No Brasil, a média custa em torno de R$ 9.500,00, foi o valor que vi na loja da Chanel do shopping Iguatemi em novembro do ano passado (2011) no Shopping Iguatemi de São Paulo:

  • Baby (A302224) – 7,5″ x 5,75″ x 1,75 ” – $ 1.795,00
  • Pequeno (A302225) – 9,75 “x 7,06″ x 2.16 ” – $ 1.895,00
  • Médio (A302226) – 11 “x 8″ x 2.5 ” – $ 1.995,00
  • Grande (A302227) 12/25 “x 9,18″ x 2,5 ” – $ 2.095,00
  • Jumbo (A302228) 14,2 “x 9,8″ x 3 ” – $ 2.495,00 (modelo raro)

Eu quero!

Uma resposta to “Chanel 2.55”

  1. Fátima Says:

    Rooo, acabei de ver uma q amei em NY, tamanho médio, por 3.700 dólares!!! Taaaaao linda! Tinha um brilho bem discreto no material! Vou te mandar a foto!
    Ou seja, esses preços podem subir!!! Baixar nao mesmo! Rsrsrs!
    Deseeeeejo ;)

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